Fábrica de Filtro Salus em Vila Guilherme

19-10-2013 16:43

FAVELAS NO VILA GUILHERME AGUARDA SOLUÇÃO

Vila Guilherme , Fev/2010
 

A Vila Guilherme continua a se desenvolver e cada vez está mais bonita. Porém deixa a desejar no que diz respeito a atos que deveriam ser tomado pelos órgãos públicos e nada é feito. Fazem vista grossa para uma realidade e deixam "o barco correr", talvez quem sabe até uma próxima administração. 
 

É patente o descaso com a população que habita locais de alto risco, sem o mínimo de estrutura e em terrenos totalmente impróprios para as devidas moradias. Há na região da av Guilherme duas favelas. A primeira ocupa parte da r. João Veloso Filho, av. Guilherme e r. São Quirino; A segunda ocupa o prédio da antiga fábrica de filtros Salus na r. Henrique Felipe da Costa.

 

Terreno da empresa Salus, totalmente invadido.

 

Cabe ao governo oferecer moradia popular para os cidadãos carentes, tirando-os do submundo que a favela proporciona e trazendo-os para um convívio social mais condizente. Porém não foi o que ocorreu até o presente na região de Vila Guilherme. É fundamental essa remoção e a melhoria da condição de vida para todos, tanto os favelados como as demais pessoas que circundam esses locais. São pelo menos 15 anos, ou seja, três gestões municipais seguidas, sem encontrar qualquer resultado. 
 

Além das péssimas condições em que os cidadãos das favelas vivem, ainda há o descaso total dos órgãos públicos que nada fazem com relação a invasão de uma área de alto risco (moradias sob fios de alta tensão), nada fazem com a invasão da calçada pública que obriga os demais pedestres a caminharem pelo meio fio, com risco de serem atropelados, nada fazem com o abandono de carriolas que muitas vezes atrapalham o trânsito e mais uma infinidade de irregularidades e contravenções que ocorrem.

 

Favela na esquina da av. Guilherme com r. João Veloso Filho invade a calçada

 

Alguém voltado realmente a trabalhar por nossa sociedade em seu cargo público talvez leia este texto e aí talvez aconteça alguma atitude de integridade e moralidade. Estamos condenados a ouvir a desculpa de que nada se pode fazer em relação a favela Salus, por se tratar de área particular, porém a Favela da r. João Veloso Filho ocupa uma área pública e de alto risco. Além disso, os órgão públicos podem sim fazer algo em relação ao próprio pertencente a Salus. Bastaria acionar seus proprietários judicialmente ou então através da expropriação (Expropriação - s.f. ação ou efeito de expropriar; privação da propriedade. Expropriação por utilidade pública, a que é feita pelo Estado por conveniência ou utilidade pública, mediante indenização). 
 

Texto e fotos: "Xerife" Eraldo Rico Jr.