Lembranças de Vila Guilherme (Revista Comuni Q - Set/2013)

12-09-2013 15:15

Lembranças da Vila Guilherme

Coluna Artigos / Edição 69 
Autor: José Augusto Lopes (Murfa) e amigos | Fotos: Carlos Matarazzo e Revista Sempre Alerta - 1.972
 

SOCIEDADE PAULISTA DE TROTE 

A Sociedade Paulista de Trote foi inaugurada em 1.944, no bairro da Vila Guilherme. O auge das corridas de trote foi entre as décadas de 50 e 70, onde os guichês de aposta ficavam cheios. 
Frequentado pelos “populares” da região, a área contava com arquibancadas cobertas, com um belo salão, que era alugado para eventos em geral, e um restaurante onde era feita a melhor pizza do bairro.
Na portaria ficava o salão de barbeiro do Sr. Simão - famoso por apresentar remédios milagrosos para crescimento dos cabelos dos homens que frequentavam o seu estabelecimento. 
Semanalmente as corridas eram realizadas no período noturno e nas tardes de domingo. O cavalo puxava a sulky (charrete leve, de madeira e com rodas do tamanho das bicicletas) e deveria apenas trotar, caso contrário o competidor seria desclassificado.


ZOOLÓGICO DO AGENOR

Na esquina da Rua Ernani Pinto com a Rua do Imperador existia o “Zoológico do Agenor”, que foi inaugurado em 1.942. O terreno onde ficava o zoológico era uma chácara particular e Seu Agenor Gomes morava na Avenida Guilherme Cotching. 
Agenor costumava tratar dos animais de seu zoológico com muita dedicação. Mesmo com a manutenção caríssima, ele não cobrava a entrada das crianças. 
O zoológico permaneceu em funcionamento até o ano de 1.975, quando Agenor morreu durante o trato da elefanta Bruna.